Olá pessoal. Taí uma dica para quem está estudando para a banca da ANAC, simulateiros, entusiastas da arte de voar, etc. Há algumas dúvidas que surgem para entender, aprender e momorizar os tipos de altitides (Eu mesmo tive muito problema para decorar). Por isso fiz esse pequeno manual.
Nivelando por baixo.
Quando falamos em altitude, a primeira coisa que se passa na nossa cabeça é exatamente a idéia de estar no alto, e é exatamente por isso que o pessoal começa a ter dúvidas. O "bizu" não é se basear por cima mas por baixo, i.e. temos que estudar de baixo para cima e não de cima para baixo. Em outras palavras, as diferentes altitudes são estudadas não pela distância no ar, mas sim pelo nível em relação ao solo.
Basicamente, há três níveis de solo:
a) Nível médio do mar (NMM) - É aquele que a professora da escola nos ensinou. O nívél do mar. A sigla em inglês é MSL (Medium Sea Level).
b) Em relação ao solo - É o chão, onde pisamos... Desde a superfície do mar, ou a ponta de um morro, de um prédio, pista de pouso, heliponto, etc.
c) Nível padrão - É um nível padronizado pela ICAO (Daí o nome). É o nível considerando a temperatura 15°C numa pressão atmosférica de 1131,2 hPa ou 29.92 pol.
Bom, já que estamos devidamente apresentados aos diferentes níveis de solo, podemos estudar as altitudes. Mas vamos estudá-las de acordo com o nível de solo.
1) Em relação ao nível do mar:
As seguintes altitudes sempre terão como ponto de partida o NMM até a altitude na qual a aeronave está. Veja na figura acima no item 1.
a) Altitude indicada - É a altitude que vemos no instrumento de voo a partir do NMM. Ou seja. É o que está marcando no altímetro e pronto! Simples assim! Nu e cru, sem nenhum ajuste.
b) Altitude calibrada - Diferente da altitude indicada, a única diferença é que nesse caso, foram corrigidos os erros de instalação no equipamento.
c) Altitude verdadeira - É a altitude na qual foram feitos os cálculos de correções de tempreratura e pressão.
2) Em relação ao solo:
- Altitude absoluta ou altura: É a distãncia vertical entre o solo e algum ponto no ar. Também é chamada de altura. Nada mais é distância real da aeronave e o solo. Ex.: Ponta de montanha, heliponto, o mar, etc. É medida através de um segundo instrumento que é o rádioaltímetro.
3) Em relação ao nível padrão:
a) Altitude pressão: É a altitude usada apenas em caso de voo em cruzeiro em nível de voo (FL). O altímetro é ajustado para o nível padrão (1131,2 hPa ou 29.92 pol). Também conhecido como QNE.
b) Altitude densidade: É a altitude de pressão com correção de desvios na temperatura padrão. Usada especialmente para pousos e decolagens.
Fonte: Nova síntese da navegação aérea - primeira parte - Piloto privado - Manoel Agostinho Monteiro - Es. Asa.
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